Jesus Freak

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Gálatas

Aula ministrada por Jozi no dias 24 e 31/05/2009

AUTOR: Paulo

DATA DA ESCRITA: Escrita para as igrejas de Galácia fundadas por Paulo e Barnabé; cerca de 57 D.C (fim da terceira viagem missionária de Paulo)

LOCAL DA ESCRITA: Éfeso na Macedônia ou Corinto, pouco antes de escrever o livro de Romanos.

. Há rumores de que ela foi escrita na Antioquia por volta de 49 D.C, pouco depois do primeiro regresso de Paulo da Galácia, antes do concilio de Jerusalém 49/50 D.C. Também pode ter sido escrita em 51/52 ou 53 D.C após o regresso da segunda viagem pelo fato de ele citar “... lhes preguei o Evangelho pela primeira vez” (Gl 4:13)

QUEM ERAM AS IGREJAS DA GÁLACIA?

Referia-se á região centro-norte da Ásia menor (hoje Turquia) ou a uma província romana na Ásia Menor-Central

Antioquia ou Psidia
Icônio
Listra
Derbe

* Todas as cidades acima foram visitadas na primeira viagem.

PENSAMENTO CENTRAL DO LIVRO:

Pela graça, não pela Lei (Gl 5:1)

- Quando a boa noticia do evangelho se espalhou pelo império romano e muitos começaram a aceitar Jesus como Salvador, surgiram logo discussões sobre a necessidade de os não-judeus seguirem as leis dos judeus, especialmente a que mandava que todo homem fosse circuncidado (Atos 15:1, 35). Essa mesma discussão apareceu nas igrejas que o apóstolo Paulo havia fundado na província romana da galácia (hoje região da Turquia). Várias pessoas estavam dizendo àqueles cristãos que eles precisavam obedecer á lei de Moises para poderem ser aceitos por Deus.

A carta aos gálatas é a resposta que Paulo dá a essa falsa doutrina. Com argumentos fortes e palavras ás vezes chocantes, Paulo denuncia este outro “evangelho”, que está sendo anunciado e procura trazer de volta a fé verdadeira aqueles que estão se desviando do caminho certo. Ele fala da sua própria experiência cristã e defende a sua autoridade como apóstolo. Mostra também como, na reunião dos líderes cristãos em Jerusalém, ele tinha recebido a aprovação deles para continuar a anunciar a mensagem de que a salvação depende somente da fé, e não daquilo que a Lei de Moisés manda fazer. Em defesa da sua posição Paulo cita o antigo testamento e fala da experiência de Abraão, o pai do povo escolhido. Ele mostra que Abraão foi aceito por Deus não pela suas obras, mas por causa da sua fé. Na última parte da carta, Paulo fala da liberdade que tem aqueles que crêem em Cristo e como essa liberdade se torna realidade na vida cristã. Todos os cristãos de todos os tempos devem se lembrar sempre do que está escrito em Gl 5:1:

“Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres. Por isso, continuem firmes nessa liberdade e não se tornem novamente escravos.”

- Até a década de 70 D.C o cristianismo era considerado uma “seita-judaica” porém, com a queda do judaísmo (também em 70 D.C0 romperam-se os vínculos entre judaísmo e cristianismo, e foi quando o cristianismo passou a ser uma religião mundial.

CONTEÚDO DA EPÍSTOLA

1-Introdução (Gl 1:5)
1b- Apostasia dos Gálatas (1:6-10)

2- Apologia de Paulo (autoridade de Paulo como apóstolo) (1:11 a 2:21)

3-Argumento doutrinário (3:1,4:1-31)

· A experiência dos próprios Gálatas (3:1-5)
· O caso de Abraão (3:6-9)
· Os resultados diferentes da fé e das obras (3:10,14)
· A promessa e a lei (3:15,29)
· Emergindo para a filiação (4:1,7)
· Voltando aos rudimentos (4:8,11)
· Um apelo pessoal (4:12,20)
· Uma abordagem alegórica (4:21,31)

4- Exortações éticas (5:1,6:10)

A vida cristã como uma vida de liberdade (5:1,15)
A vida cristã como a vida no Espírito (5:16,26)
A vida cristã na sua responsabilidade para com os outros (6:1,10)



5- Conclusão (6:11,18)

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