Jesus Freak

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Efésios – A unidade da Igreja

Aula ministrada por Dani Nogueira no dia 14/06/2009

Efésios é uma das “epístolas da prisão” – Filipenses, Colossenses e Filemom são as demais, além de uma que se perdeu (Cl 4:16). Elas foram escritas quando Paulo estava preso em Roma (59-61/62 dc).

Unidade, universalidade e grandeza inefável do corpo de Cristo. A igreja é uma, para todos e podia alcançar o mundo inteiro.

Nota histórica: Éfeso era uma cidade muito movimentada por ser uma cidade portuária e por ser onde ficava o templo de Diana (uma das sete maravilhas do mundo antigo/romano, em grego: Ártemis), deusa da fertilidade. João residiu lá alguns anos depois, e a igreja de Éfeso é a primeira igreja a qual é dirigida o livro de Apocalipse. Paulo passou 2 anos em Éfeso e tantas pessoas se converteram a Cristo que, quase da noite para o dia, a igreja se tornou uma das influências mais poderosas na cidade e não demorou para se tornar uma das igrejas mais famosas do mundo inteiro.

“Em Éfeso” não consta em alguns manuscritos antigos. Talvez essa carta tenha sido uma carta circular a todas as igrejas da Ásia Menor. Cada uma tinha uma cópia e completava com o nome da igreja local. Isso explicaria a ausência de saudações pessoais nessa carta e o tom formal da carta, já que Paulo tinha muitos amigos ali.


Divisão temática de Efésios:

1. Bênçãos espirituais (1);
2. A Igreja é uma só em Cristo (2,3);
3. Unidade da Igreja (4);
4. Novas obrigações (5,6);

O propósito eterno de Deus à redenção, a adoção, o perdão e a confimação do povo separado para ser propriedade exclusiva de Deus; Regiões celestiais é muito citada nessa carta, é uma expressão que se refere ao mundo espiritual; a predestinação divina;o pecado nos afastou da união com Cristo, Deus está tentando restabelecer essa união.

- Graça: o sacrifício do Cristo inocente por todos nós, criaturas pecadoras.
- Antes uma só nação, agora todas as nações.
- O mistério de Cristo agora foi revelado para todos os povos. As promessas de Deus se estendem para os novos cristãos.
- A oração de Paulo pedindo o amor de Cristo que supera todo conhecimento humano (Em Éfeso tinha uma estátua de Sofia, e Paulo menciona a sabedoria três vezes nessa carta à 1.8, 1.17 e 3.10)

Um só corpo apesar das diferentes funções à o corpo humano é apenas uma unidade, apesar dos diferentes órgãos, que desempenham diferentes funções. Se uma célula parar de obedecer ao comando central do cérebro, um problema muito grave pode ocorrer, como o câncer, por exemplo.

- Unidade:Uma só maneira de viver à comunidade de membros onde todos se respeitam, independentemente de como viviam ou quem eram antes de se converter a Cristo;
- Ira:A ira é compreensível , mas não deve ser mantida por muito tempo.
- Imoralidade sexual: os cultos à Diana, a deusa da fertilidade, envolviam prosmicuidade e os cristãos deveriam fugir disso.
- Louvor:O louvor é uma parte importante da adoração a Deus, e é comum acontecer quando cristãos se encontram.
- Maridos e mulheres em paralelo da igreja com Cristo: Cada um tem uma função dentro do casamento.
- Pais e filhos à primeiro mandamento com promessa: Se Paulo fosse falar com os pais de nossos dias provavelmente iria falar para eles serem mais severos. Os pais da época contrariamente eram muito severos, por isso a recomendação.
- Escravos e senhores: as nossas atitudes em situações comuns refletem a nossa real relação com Cristo. Se somos empregados, devemos respeitar nosso patrão, independentemente da religião dele. Se somos patrões, devemos tratar bem nossos empregados.
- A armadura de Cristo: Maior do que a luta que travamos contra as tentações da carne, que são visíveis, é a luta espiritual que deve ser vencida com a ajuda de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário