Jesus Freak

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ROBERT RAIKES E A ESCOLA DOMINICAL


O mundo deve a Robert Raikes (1735-1811), a idéia e a fundação da primeira escola dominical.

Certo dia, ele encontrou no bairro de Sooty Alley, um grupo de meninos maltrapilhos, brincando na rua.Mais tarde,ele veio a saber que, aos domingos, a situação era pior, pois as crianças que trabalhavam nas fábricas, de segunda a sábado, ficavam desocupadas, quase abandonadas aos domingos, passando o tempo brincando, brigando e aprendendo toda espécie de vícios.

Raikes constatou que estavam a um passo do mundo do crime. E as prisões na época eram terríveis. Cheio de amor, resolveu estabelecer uma escola gratuita para esses meninos de rua. Para isso, contratou uma equipe de quatro senhoras para lecionar. Contou com o apoio do Rev. Thomas Stock, Ministro Anglicano. Logo havia cem crianças, de seis aos quatorze anos, nestas escolas dominicais.

A primeira escola foi instalada na Rua Saint Catherine. Seu objetivo principal era alfabetizar e ministrar aulas de religião, com o propósito de reformar a sociedade, modificando-lhes o caráter através dos ensinamentos bíblicos.

A escola dominical nasceu como um instituto bíblico infantil, operando de forma independente das igrejas, alfabetizando e ensinando Bíblia às crianças carentes. Raikes providenciou tudo para que as crianças viessem às aulas, inclusive roupas, banho e cabelos penteados.

Estudavam matemática, história e inglês e eram levados, então, à igreja para serem instruídos na área religiosa. Ao final, recebiam pequenos brindes pelo domínio da lição e comportamento.

Raikes divulgou suas idéia e os resultados em seu jornal, no dia 3 de novembro de 1783, data em que se comemora, na Inglaterra, o dia da Fundação da Escola Dominical. Esta experiência foi transcrita em outros jornais.Cristãos notáveis apoiaram a idéia. John Wesley a amava, e os grupos wesleyanos começaram a usá-la.

A fama também trouxe a oposição dos conservadores,que tinham receio de que os comerciantes quebrassem o mandamento do descanso por temerem a perda de negócios no domingo.

Mesmo assim, em 1787, havia 250 mil crianças freqüentando escolas dominicais na Inglaterra. Após cinqüenta anos, esse número saltou para 1.5 milhão no mundo inteiro e cerca de 160 mil professores ministravam as aulas.

O movimento da escola dominical foi um fenômeno importante na Inglaterra e na América, com implicações tanto religiosas quanto seculares.

A EBD plantou as sementes da educação pública e revolucionou a educação religiosa,especialmente pelo fato de ter impulsionado a impressão de material religioso.Seus maiores frutos são as incontáveis vidas jovens que foram tocadas pela simples interação e instrução das Escolas Dominicais.

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